10 dúvidas sobre amamentação

Com a chegada dos bebês, grandes dúvidas sobre amamentação passam a surgir na vida das mamães, principalmente nas de primeira viagem. Muitas delas não sabem como agir, não sabem se devem ou não abrir mão de comer coisas que gostam para que a criança possa receber nutrientes saudáveis, entre muitas outras observações que vamos esclarecer aqui.

Algumas das perguntas mais frequentes entre elas são:

Quais as principais dúvidas sobre amamentação?

1 – Por quanto tempo devo amamentar o meu filho?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, o recomendado é que o bebê seja amamentado, somente com leite materno, por um período de seis meses. A partir disso, o leite materno pode ser usado para acrescentar refeições até os dois anos de idade ou mais, sendo oferecido às crianças no intervalo de outros tipos de alimentos.

2 – Posso tomar pílula anticoncepcional durante a amamentação?

Apenas as pílulas que não contêm estrógeno são recomendadas para este período, pois, acredita-se que o hormônio do remédio possa chegar ao bebê através do leite, o que não é bom, pois podem provocar desequilíbrio hormonal nos bebês. De qualquer forma, não tome nenhuma medicação sem antes conversar com seu médico, ele irá te indicar o que é ou não permitido.

3 – Qual a alimentação da mamãe durante a amamentação?

Não há cardápio nem dieta a seguir. O recomendado é que as mamães se alimentem de forma mais saudável, pois o bebê receberá, através do leite, tudo o que a mãe ingere. Frutas, Legumes, Cereais, Vegetais e Carne e Peixes são permitidos, mas é bom evitar alimentos industrializados e muito gordurosos. Apesar de muitas pessoas indicarem que alguns alimentos podem causar cólicas no bebê, não há nenhum estudo científico que comprove isso, porque cada pessoa tem um sistema digestivo diferente. Então a intuição da mamãe vale muito nessa hora, se ver que na hora de comer alguma coisa as cólicas pioram, então o melhor é evitar durante o período, afinal tudo é novidade para o bebê e seu sistema também está em formação.

 4 – Prótese de silicone nos seios atrapalha a amamentação?

Em geral, não. As próteses de silicone são colocadas abaixo da glândula mamária ou ainda atrás do músculo peitoral, fato este que não interfere em nada na produção do leite ou na amamentação.

5 – Quanto tempo deve durar cada mamada?

Não há um período certo, principalmente no caso dos recém-nascidos. Isso depende da vontade do bebê. Afinal, cada criança tem o seu jeito e tempo para se alimentar. O que se deve observar é o intervalo entre elas. Geralmente acontecem em intervalos de duas a quatro horas, de acordo com cada bebê. Mas no caso de prematuros, ou bebês com pouco peso, a orientação dos médicos é não ultrapassar de 3 horas, isso porque os pequenos podem ficar com hipoglicemia ou desidratar rapidamente. Entretanto, se o seu bebê estiver ganhando peso normalmente, mesmo dormindo quase noite toda, sem problemas, levante as mãos e agradeça.

6 – Como saber se a criança mamou o suficiente?

Uma das maneiras de se ter certeza sobre a alimentação é nas visitas frequentes ao pediatra para averiguar o ganho de peso. Outra dica boa é analisar como o bebê fica após a mamada. Ele deve estar relaxado e tranquilo. Se continuar agitado, pode ser um sinal de que ainda está com fome.

7 – Quando o leite acaba a produção se encerra?

Essa história de que leite acaba é mito. O que acontece é que a falta de estímulo para a amamentação bloqueia a produção do líquido. Ou seja, se o bebê para de puxar o mamilo por muitos dias, a produção do leite para. Além disso, a introdução da mamadeira muito cedo, quando ainda há a possibilidade de oferecer o leite materno, porque sabemos que muitas mamães precisam voltar ao trabalho, pode estimular que o bebê largue o peito, porque a mamadeira é muito mais prática para ele.

8 – O que devo comer para aumentar a quantidade de leite?

Muitos mitos rondam esse tema. Conselhos e dicas principalmente dos mais antigos, como comer canjica ou tomar cerveja preta (o que não é recomendável por conta do álcool). As únicas recomendações são: deixe o bebê mamar todo o leite que estiver na mama para que a produção continue antes de passar para o seio seguinte. E ingira bastante água.

9 – O que fazer para o meu bebê não engasgar?

A primeira coisa a se ter em mente, por mais que pareça desesperador é que o bebê não vai morrer se engasgar com o leite materno, mesmo sendo pequenininho ele tem as defesas, como tossir por exemplo. Entretanto, é preciso ter atenção com a posição em que ele está na hora da amamentação, para deixar o nariz livre. A posição correta é a que for mais confortável para você e para o bebê, seja no tradicional, com ele no colo e levemente deitado, seja na posição invertida, ou até mesmo sentadinho na vertical, cada um tem a sua preferência.

10 – Posso fazer regime durante o período de amamentação?

Não é recomendado, afinal, o organismo da mulher precisa de bastante energia para produzir o leite e dietas rigorosas nesta fase podem acarretar a perda de massa magra e o abastecimento dos nutrientes necessários para o bebê. Se preocupe em ter uma alimentação saudável que te dê bastante energia e tome muita água. Depois que passar essa fase, acredite, passa voando, você pode se preocupar com uma dieta, mas de preferência com o acompanhamento de um nutricionista.

Voltar