Ofurô para bebê: conheça o banho no baldinho e seus benefícios

Banho do baldinho ou Ofurô para bebêNo útero da mamãe o bebê estava na água (líquido amniótico), encolhido e acolhido, com o calor do útero materno, no escurinho e quentinho. Por isso, a hora do banho é tão importante para o pequeno, pois podemos acalmá-lo e lembrá-lo do momento que ele ainda estava na barriga da mamãe e o banho do baldinho é maravilhoso.

Com o nascimento, o bebê não tem mais esse lugar tão acolhedor e conhecido onde ele passou muitos meses. O momento do banho deve ser um momento prazeroso para o bebê, para que o mesmo se sinta bem. O banho mais utilizado nos dias de hoje é o banho humanizado, onde o RN é colocado despido em uma banheira ou bacia com água, para promoção da higiene.

O banho no baldinho, ou no ofurô para bebê, como também é conhecido, nos permite resgatar um pouco do que o bebê sentia na barriga da mamãe, e com isso ele vai se acalmando, mas não existe somente esse benefício. Este tipo de banho também ajuda a reduzir as cólicas e melhora o sono, isto porque a água demora mais para esfriar o que torna o momento ainda mais relaxante. Isto sem contar que o baldinho é muito fácil de manusear e transportar, ou seja, um banho gostoso em qualquer lugar.

O ofurô para bebê é recomendado desde o nascimento até os seis meses de vida do bebê. No Brasil, existem baldes próprios para essa finalidade, que possui um formato ideal para o pequeno. Para os recém-nascidos o ideal é que sejam envolvidos em uma fraldinha, sendo que os pais devem segurá-lo pelo corpo, embaixo dos braços ou pelo ombro. Como o bebê flutua na água ele precisará desse apoio, conforme for se desenvolvendo logo poderá sentar-se sozinho no balde, mas sempre na presença de um adulto.

Passo a passo do banho de baldinho – Ofurô para bebê

Materiais:

  • 1 baldinho para banho do bebê / ofurô para beb~e;
  • sabonete líquido para bebê da cabeça aos pés;
  • 1 cotonete para limpar o coto umbilical;
  • álcool 70%;
  • 1 toalha para o bebê;
  • 1 fralda;
  • roupa para o bebê;
  • 1 pente para bebês;
  • pomada para prevenção de assaduras.

Lembrando que todos os materiais deverão estar próximos ao adulto que dará o banho. NUNCA dê as costas para seu bebê e NUNCA o deixe sozinho durante o banho.

  • Deixe seu bebê relaxar no baldinho, sente-o no balde, segure- o pela cabeça e perceba que ele está sentado confortavelmente, deixe-o assim enquanto a água estiver aquecida, após alguns minutos inicie o banho no baldinho mesmo.
  • Você deverá começar pelo rostinho. Com o bebê envolvido em uma toalha, lave o rosto, começando pelos olhos, fazendo movimentos delicados de dentro para fora, somente com água, algodão ou com os próprios dedos.
  • Agora lave a cabeça: com o polegar e o indicador, segure a cabeça do bebê de forma que o polegar e o indicador pressionem os ouvidos do pequenino para que não entre água. Jogue um pouco de água no cabelinho e coloque um pouco de sabonete líquido para bebê nas mãos e lave levemente o cabelo, em seguida retire o excesso com a água do baldinho.
  • Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.
  • Segure seu bebê pela axila, lave e enxágue o corpo. Se for menina, lave a região vaginal de frente para trás. Orientamos antes do banho, limpar com água morna e algodão o excesso de mecônio, sempre em movimentos da frente (região vaginal) para trás (região anal). Para os meninos lave delicadamente a região peniana de cima pra baixo. Se tiver fezes principalmente, sempre empurrando pra trás, para não haver contaminação.
  • Agora, limpe o coto umbilical (umbiguinho) com um cotonete embebido em álcool a 70% ao redor dele todo e em cima do clamp. Esse cuidado deve ser feito 3x ao dia e sempre que necessário. Quando o coto cair, devemos higienizar o local por mais cinco dias!

O banho do baldinho promove um relaxamento incrível e os bebês adoram, vale a pena proporcionar isso para o seu pequeno.

Voltar