Banho do baldinho ou Ofurô para bebêNo útero da mamãe o bebê estava na água (líquido amniótico), encolhido e acolhido, com o calor do útero materno, no escurinho e quentinho. Por isso, a hora do banho é tão importante para o pequeno, pois podemos acalmá-lo e lembrá-lo do momento que ele ainda estava na barriga da mamãe e o banho do baldinho é maravilhoso.

Com o nascimento, o bebê não tem mais esse lugar tão acolhedor e conhecido onde ele passou muitos meses. O momento do banho deve ser um momento prazeroso para o bebê, para que o mesmo se sinta bem. O banho mais utilizado nos dias de hoje é o banho humanizado, onde o RN é colocado despido em uma banheira ou bacia com água, para promoção da higiene.

O banho no baldinho, ou no ofurô para bebê, como também é conhecido, nos permite resgatar um pouco do que o bebê sentia na barriga da mamãe, e com isso ele vai se acalmando, mas não existe somente esse benefício. Este tipo de banho também ajuda a reduzir as cólicas e melhora o sono, isto porque a água demora mais para esfriar o que torna o momento ainda mais relaxante. Isto sem contar que o baldinho é muito fácil de manusear e transportar, ou seja, um banho gostoso em qualquer lugar.

O ofurô para bebê é recomendado desde o nascimento até os seis meses de vida do bebê. No Brasil, existem baldes próprios para essa finalidade, que possui um formato ideal para o pequeno. Para os recém-nascidos o ideal é que sejam envolvidos em uma fraldinha, sendo que os pais devem segurá-lo pelo corpo, embaixo dos braços ou pelo ombro. Como o bebê flutua na água ele precisará desse apoio, conforme for se desenvolvendo logo poderá sentar-se sozinho no balde, mas sempre na presença de um adulto.

Passo a passo do banho de baldinho – Ofurô para bebê

Materiais:

  • 1 baldinho para banho do bebê / ofurô para beb~e;
  • sabonete líquido para bebê da cabeça aos pés;
  • 1 cotonete para limpar o coto umbilical;
  • álcool 70%;
  • 1 toalha para o bebê;
  • 1 fralda;
  • roupa para o bebê;
  • 1 pente para bebês;
  • pomada para prevenção de assaduras.

Lembrando que todos os materiais deverão estar próximos ao adulto que dará o banho. NUNCA dê as costas para seu bebê e NUNCA o deixe sozinho durante o banho.

  • Deixe seu bebê relaxar no baldinho, sente-o no balde, segure- o pela cabeça e perceba que ele está sentado confortavelmente, deixe-o assim enquanto a água estiver aquecida, após alguns minutos inicie o banho no baldinho mesmo.
  • Você deverá começar pelo rostinho. Com o bebê envolvido em uma toalha, lave o rosto, começando pelos olhos, fazendo movimentos delicados de dentro para fora, somente com água, algodão ou com os próprios dedos.
  • Agora lave a cabeça: com o polegar e o indicador, segure a cabeça do bebê de forma que o polegar e o indicador pressionem os ouvidos do pequenino para que não entre água. Jogue um pouco de água no cabelinho e coloque um pouco de sabonete líquido para bebê nas mãos e lave levemente o cabelo, em seguida retire o excesso com a água do baldinho.
  • Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.
  • Segure seu bebê pela axila, lave e enxágue o corpo. Se for menina, lave a região vaginal de frente para trás. Orientamos antes do banho, limpar com água morna e algodão o excesso de mecônio, sempre em movimentos da frente (região vaginal) para trás (região anal). Para os meninos lave delicadamente a região peniana de cima pra baixo. Se tiver fezes principalmente, sempre empurrando pra trás, para não haver contaminação.
  • Agora, limpe o coto umbilical (umbiguinho) com um cotonete embebido em álcool a 70% ao redor dele todo e em cima do clamp. Esse cuidado deve ser feito 3x ao dia e sempre que necessário. Quando o coto cair, devemos higienizar o local por mais cinco dias!

O banho do baldinho promove um relaxamento incrível e os bebês adoram, vale a pena proporcionar isso para o seu pequeno.

Participe da discussão

18 comentários

  1. Pingback: generic sildenafil
  2. Pingback: ed pills for sale
  3. Hi there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest writing
    a blog post or vice-versa? My blog addresses a lot of the
    same subjects as yours and I think we could greatly benefit from each other.

    If you’re interested feel free to shoot me an email. I look forward to hearing from
    you! Great blog by the way!

    Feel free to surf to my homepage :: sex doll

  4. Hi there great website! Does running a blog like this require a
    lot of work? I have virtually no knowledge of programming however I had been hoping to start
    my own blog in the near future. Anyway, if you have any ideas
    or techniques for new blog owners please share. I understand this is off topic however I simply needed to ask.
    Appreciate it!

  5. Please let me know if you’re looking for a writer for your weblog.
    You have some really good articles and I believe I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please blast me an email if interested. Thanks!

    My web page: alcohol

  6. Greetings! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My blog looks weird when browsing from my iphone4.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this issue.
    If you have any recommendations, please share. Appreciate it!

  7. My spouse and I stumbled over here different web address and thought I may as well
    check things out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to looking over your web page again.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.