Dicas para aliviar o estresse da vida materna

Crédito: Pixabay
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Choro, cólicas, corre, corre que podem deixar a mamãe de cabelo em pé e para aliviar o estresse, separamos algumas dicas que ajudam

Como aliviar o estresse da rotina materna? Esse tem sido o questionamento de muitas mamães, que estão enfrentando esse desafio pela primeira vez. Sabemos que não é uma tarefa muito fácil conciliar os cuidados com o pequeno, a casa, outros assuntos relacionada a si mesma. Porém, algumas dicas podem te ajudar controlar essas mudanças.

Mesmo que pareça impossível dedicar um tempinho para os exercícios físicos, já que o foco é exclusivamente o bebê, eles precisam entrar no cronograma diário.

Movimentar o corpo é sinônimo de aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, redução da pressão arterial, elimina tensões musculares e aumentam os níveis de endorfina, tudo isso somado ajuda a aliviar as tensões.

Não precisa ir até a academia e ter um treino elaborado, uma caminhada matinal, de 10 ou 15  minutos já ajuda e, ainda, não precisa ficar longe do pequeno. Com ajuda do carrinho de bebê, os dois podem desfrutar desses minutinhos juntos.

Alimentação saudável é fundamental para aliviar o estresse das mamães

Para as mães que estão amamentando isso é uma regra que deve ser seguida à risca. Logo, a alimentação equilibrada e saudável também ajuda no alívio do estresse. Os ingredientes encontrados nos grãos integrais, por exemplo, ajudam a manter os níveis de energia no corpo por mais tempo. Claro, que não podemos deixar de mencionar as frutas e legumes que não podem ficar de lado.

Meditação

Sabe aqueles 30 ou 40 minutos que o pequeno dorme à tarde? Que tal usar esse tempinho para meditação?

Essa prática traz como benefício à redução da pressão, controle da respiração, relaxamento muscular, além de melhorar a concentração e ajudar no controle dos pensamentos. A ideia é muito simples! Basta fechar os olhos, tentar aquietar a mente, controlar a respiração e relaxar.

Não precisa ser todo esse tempo, comece aos poucos, com 5 minutos depois 10 minutos e à medida que o bebê permitir.

Um cochilo e um banho quentinho

 Se meditação não é algo atraente, tente dormir junto com o bebê. Okay! Sabemos que isso é quase impossível, pois muitas mulheres aproveitam esse tempo para organizar a casa, tomar banho e comer. A correria para manter essas atividades em dia pode ocasionar um desgaste maior, por isso tente cochilar 10 ou 15 minutos para que o seu corpo possa descansar também.

Outra dica é tomar um banho quente para que a água possa relaxar os músculos.

Músicas para os meus ouvidos!

Nada melhor que aquela música para relaxar, não é mesmo? Os ritmos lentos e harmoniosos ajudam acalmar os ânimos proporcionando sensação de bem-estar para a mãe e filho.

E por fim, um tempo para você!

O que mais gosta de fazer? Costurar, artesanato ou apenas ver um filme? Não importa! Reserve um tempo para desfrutar de atividades que mais goste fazer. Deixe o bebê com alguém de confiança para cuidar dele, enquanto dedica esse tempo precioso e imprescindível para si.

 

 

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