Quais os cosméticos são seguros durante a amamentação?

Crédito Pixabay - kinkate
Crédito Pixabay – kinkate

Vamos dividir esse artigo em alguns dos problemas mais comuns enfrentados nesse período e falar quais são os cosméticos mais seguros para as mulheres que estão amamentando e o que é melhor evitar.

Acne: A acne é um problema muito comum na adolescência mas que muitas vezes retorna durante a gravidez. Após o parto, a tendência é o problema melhorar e a pele voltar ao que era antes da gravidez. O uso da Tretinoína (Roacutan) continua contra-indicado durante a amamentação, mas os outros ingredientes usados contra acne, incluindo o ácido retinóico de uso tópico costumam ser seguros. Loções e sabonetes a base de ácido salicílico também são seguros durante o período de lactação, assim como antibióticos usados no tratamento da acne.

Manchas na pele e melasma: As manchas escurecidas na pele também costumam aparecer durante a gravidez devido ao aumento dos hormônios. O ingrediente mais eficaz para o clareamento das manchas, a hidroquinona deve continuar a ser evitado durante a amamentação. Estima-se que 35% da medicação tópica pode ser absorvida da pele e chegar ao leite materno. Apesar dessa substância não parecer ser muito tóxica para os bebês, não vale a pena arriscar. Outros ingredientes cosméticos clareadores menos potentes como Ácido Kójico e Arbutin são seguros nesse período. O mais importante, porém, é continuar usando filtro solar todos os dias para evitar a piora das manchas.

Queda de cabelo: a queda de cabelo é normal e esperada após o parto, portanto se o seu cabelo estiver caindo, não se desespere. A medida mais importante aqui é manter uma boa alimentação, evitando regimes malucos no  pós parto. Escolha uma dieta rica em proteínas e vitaminas. Se o problema estiver incomodando muito fale com seu médico, alguns tratamentos como a base de Minoxidil podem ser usados temporariamente para acelerar a recuperação dos fios.

Estrias: As estrias também são um problema comum na gravidez. No pós parto, cremes a base de ácido retinóico podem ajudar a amenizar o problema, principalmente das estrias mais recentes e avermelhadas. Uma boa hidratação diária também ajuda a manter a pele mais elástica e saudável. Tratamentos a laser também podem ajudar a tratar as estrias, mas alguns médicos preferem esperar terminar o período de amamentação para realizar esse tipo de procedimento.

Essas costumam ser as principais dúvidas em relação aos cosméticos durante a amamentação. Como sempre, em caso de dúvida você pode consultar o seu médico.

 

Dra. Renata Velloso
Dra. Renata Velloso

Renata Velloso tem 41 anos é médica formada pela Unicamp e Administradora de Empresas formada pela FGV. Mora desde 2011 com suas 3 filhas Luiza (14), Julia (11) e Clara (10) na região de São Francisco, na California junto com seu marido, Rodrigo Velloso, atualmente diretor de gamming do Twitter. É responsável por diversos projetos como Doctors on the Cloud, que ensina marketing digital para médicos; Bulle de Beauté, sobre dermatologia além de atuar como embaixadora global do Curely, uma startup de telesaúde. Além disso, é mentora de várias empresas e empreendedores na área de inovação, principalmente no setor de saúde e biotecnologia.

 

Voltar