Tarrafinha Literária leva espetáculo “Crianceiras” ao SESC Santos no dia 24, sábado

bcu-brasil-tarrafinha-literaria
Espetáculo “Crianceiras”| Foto: Vânia Jucá

A 8ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, em Santos, apresenta a Tarrafinha Literária, que integra a programação infantil e gratuita, e apresenta  “Crianceiras”, espetáculo cênico musical concebido pelo músico Márcio de Camillo como uma homenagem a Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade. “Crianceiras” será exibido dia 24, sábado, às 17h30, no SESC Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP).

O espetáculo tem direção de Luiz André Cherubini e estética teatral do Grupo Sobrevento de Teatro e Animação. É uma mistura entre teatro, cinema de animação, música, tecnologia digital e literatura, sobretudo por causa do cenário, que por vezes é apenas projetado, e interage com os atores. A cena é uma ponte da obra poética para a infância, e é construída a partir do brincar dos personagens Bernardo, Sebastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa e outros, com a palavra do poeta musicada. Trata-se de uma encenação delicada, inusitada e bela, feita por artistas criadores comprometidos com a estética contemporânea da arte feita para crianças.

Além da Tarrafinha, a Tarrafa possui uma programação também gratuita que ocupará o Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos, que inclui dez mesas de debates, bate-papo e o espetáculo de abertura. Alguns nomes confirmados são: Gregório Duvivier, Amara Moira, Laerte, Arthur Veríssimo, Paulo Henrique Amorim e Eduardo Gianetti, além dos estrangeiros Arnon Grunberg, holandês;  David Toscana, mexicano, que na ocasião lança o livro “Lotananza Bar”, com breves histórias de botequim; e o angolano Pepetela, que descreve, em suas obras, os problemas sociais de seu país. Programação completa em www.tarrafaliteraria.com.br. 

Tarrafinha Literária – SESC Santos

Dia 24 de setembro, sábado, às 17h30
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP
Grátis
Site: www.sescsp.org.br/unidades/20_SANTOS/

Ficha Técnica – Espetáculo “Crianceiras”
Poesias:
Manoel de Barros (MS)
Concepção e Direção Musical: Márcio de Camillo (MS)
Iluminaturas: Martha Barros (RJ)
Direção: Luiz André Cherubini (SP)
Assistente de Direção: Andréa Freire (MS)
Músicos: Chicão Castro (MS) e Júnior Negretti (MS)
Atores: Angela Montealvão (MS) e Geraldo Saldanha (MS)
Cenografia e Figurino: Telumi Hellen (SP)
Adereços: Carol Jordão (MS)
Animação Audiovisual: Josué Junior, Animatronic Estúdio (MS) e Andrea Senise (SP)
Registro Fotográfico: Vânia Jucá (MS)
VJ: Adrian Okumoto (MS)
Desenho de Luz: Renato Machado (RJ)
Técnico de Luz: Camila Jordão (MS)
Técnico de Som: Willy Pertinhes (MS)
Design Gráfico: Lula Ricardi. XYZ Design (SP)
Produção Executiva: Izabella Maggi (MS)
Assistente de Produção: Cristiano Maggi (MS)
Co-produção: Criatto Promoções e Marruá Arte e Cultura (MS)

SOBRE A TARRAFA LITERÁRIA

A Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura – Santos/ SP é o amadurecimento do trabalho de José Luiz Tahan, da livraria Realejo, que como curador têm o objetivo de enaltecer e disseminar a cultura da leitura. O festival aproxima leitores de autores durante quatro dias para dar voz ao pensamento e conversar sobre literatura, jornalismo, ciência, história, futebol e o que mais vier à mente dos convidados. Nesta edição, destque para temáticas como sexo e sexualidade. A Tarrafa Literária não é um ambiente acadêmico, mas de entretenimento e cultura.

Sempre com grandes nomes da literatura nacional e internacional apresentando temas interessantes e atuais, a Tarrafa Literária acontece bem próxima de São Paulo capital. Considerando os atrativos do porto, das praias e a praticidade do Sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, o período é bem favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação. Mais informações: www.tarrafaliteraria.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar